A coleta seletiva é um serviço oferecido pela Prefeitura do Recife, através da Emlurb, com o objetivo de fazer a ligação entre o material reciclável descartado domesticamente pela população do Recife e as cooperativas de catadores.
Essa ação promove a melhoria e a preservação do meio ambiente e também gera trabalho e renda para os catadores, que têm papel fundamental no processo do correto descarte de resíduos, pois separam todo o material e fornecem o que é útil à indústria de reciclagem.
Desde 2001 são realizadas ações para a melhoria e preservação do ambiente, tratando de forma adequada os resíduos sólidos gerados pelos moradores da cidade. As ações visam orientar a separação do lixo domiciliar orgânico do lixo reciclável. Para que a coleta atinja as metas planejadas pela Emlurb, foi lançado um programa operacional e educativo de coleta porta-a-porta em residência, condomínios, escolas públicas e particulares, empresas e indústrias que se interessem em participar do programa. Trata-se de um conjunto de ações em que o município é parte integrante na preservação do meio ambiente.
Tipos de Coleta Seletiva
PEV's (Posto de Entrega Voluntária)
Esses equipamentos encontram-se espalhados por toda a Cidade, em pontos estratégicos e de grande fluxo, onde a população pode depositar, voluntariamente, os materiais em separado. Diariamente são percorridos todos os PEV's e recolhido o material doado, que é destinado aos núcleos de catadores de lixo e Organizações Não Governamentais (ONG's) associadas à Emlurb, as quais comercializam o material para contribuir na renda familiar dos catadores.
Coleta porta-a-porta
Feita por meio de cadastro prévio no site.
A coleta seletiva é realizada através de caminhões baús que fazem os circuitos a partir das 8 horas da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado. A coleta domiciliar de lixo reciclável é realizada em 62 bairros, que constituem 66% dos bairros da cidade. Levantamentos apontam para uma coleta anual de em média 2.795 toneladas de material reciclável, o que representa uma média mensal de 233 toneladas, aproximadamente. Os resíduos coletados são destinados a cooperativas apoiadas pelo município, como a Palha de Arroz, a Cooperativa Recicla Torre e a Cooperativa Esperança Viva, dentre outras.
Para saber qual a frequência e o horário da coleta em seu endereço, clique aqui.
Telefone: 3355-1004 ou 156