AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

 

A UNSA (Unidade Socioambiental), está inserida na Diretoria da Presidência e é considerada uma mediação entre as demais Diretorias e departamentos da Emlurb, como a DMU (Diretoria de Manutenção Urbana), a DLU (Diretoria de Limpeza Urbana) e a DAF (Diretoria de Administração Financeira), de forma a contribuir com o planejamento operacional prestando informações acerca de prioridades e grau de necessidades de serviços em determinados locais da cidade do Recife. Dentre várias funções que a UNSA exerce, as ações educativas se tornam a base para todas as outras, e têm como objetivo principal a mudança de comportamentos que impactam negativamente o meio ambiente, sensibilizando a sociedade e visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela Emlurb à cidade. 

O setor conta com uma equipe diversificada multidisciplinar, composta pela Gestora Socioambiental, por Assessores Técnicos Socioambientais, Articuladores Técnicos Socioambientais, Educadores Sociais e Estagiários cênicos e ambientais. 

O principal canal de atendimento para informações e solicitações da UNSA se dá através do Sistema de Gerenciamento de Demandas, com chamadas telefônicas para o número 156. Além deste sistema, é possível demandar serviços através de ofícios de parceiros com necessidades diversas, ou vistorias em área, quando os técnicos visitam as áreas e constatam serviços a serem executados, além de pedidos vindos de forma voluntária das comunidades acerca da necessidade de alguma intervenção ou visita técnica, contemplando todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs). 

Para o alcance do sucesso das ações socioambientais, possuímos projetos estratégicos e consolidados como:

  • Plantio
  • Implantação da coleta seletiva
  • Erradicação de pontos críticos
  • Plantio de mudas em áreas públicas
  • Grafitagem 
  • Ações educativas socioambientais
  • Sensibilização acerca da coleta seletiva
  • Ações teatrais sobre conscientização sobre descarte regular do lixo

    Meu Bairro Eu Também Limpo

    Iniciado em janeiro de 2016, o projeto é desenvolvido pela Emlurb em comunidades das seis Regiões Político Administrativas do município. Seu objetivo é eliminar pontos críticos de acúmulo de lixo nas ruas da cidade, transformando esses locais em áreas de lazer e convivência para a população. A ação já beneficiou como Coque, Alto José Bonifácio, Córrego da Bica, Boa Viagem, Ilha do Destino e Ilha do Joaneiro, Engenho do Meio, dentre outras comunidades do Recife. 

     

    Caminho Limpo, Caminho Vivo 

    Recife é uma cidade de porte médio, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes e tem uma produção de lixo considerável, cerca de 2.300 toneladas por dia. Dessa quantidade, cerca de 12 toneladas são retiradas das avenidas. 

    O Projeto Caminho Limpo, Caminho Vivo é um projeto de Educação Ambiental constituindo-se de uma proposta de mudança de hábitos, atuando junto aos condutores e passageiros de veículos. A ação é realizada nos principais corredores de tráfego, principalmente nos eixos que dão acesso a outras cidades. O foco principal é formar uma consciência ambiental por parte de todos aqueles que trafegam na cidade e divulgar a Lei 16.377/98. 

    O trabalho é realizado prioritariamente nos períodos em que o fluxo de veículos nos corredores de tráfego é intensificado pela aproximação de grandes feriados, em datas alusivas ao Meio Ambiente, Semana do Trânsito ou quando são realizadas ações educativas onde são distribuídas sacolas para acondicionar o lixo do interior dos veículos.