Coleta Seletiva

.

 

A coleta seletiva é um serviço oferecido pela Prefeitura do Recife, através da Emlurb, com o objetivo de fazer a ligação entre o material reciclável descartado domesticamente pela população do Recife e as cooperativas de catadores. 

Essa ação promove a melhoria e a preservação do meio ambiente e também gera trabalho e renda para os catadores, que têm papel fundamental no processo do correto descarte de resíduos, pois separam todo o material e fornecem o que é útil à indústria de reciclagem. 

Desde 2001 são realizadas ações para a melhoria e preservação do ambiente, tratando de forma adequada os resíduos sólidos gerados pelos moradores da cidade. As ações visam orientar a separação do lixo domiciliar orgânico do lixo reciclável. Para que a coleta atinja as metas planejadas pela Emlurb, foi lançado um programa operacional e educativo de coleta porta-a-porta em residência, condomínios, escolas públicas e particulares, empresas e indústrias que se interessem em participar do programa. Trata-se de um conjunto de ações em que o município é parte integrante na preservação do meio ambiente. 

 

Tipos de Coleta Seletiva

PEV's (Posto de Entrega Voluntária)

Esses equipamentos encontram-se espalhados por toda a Cidade, em pontos estratégicos e de grande fluxo, onde a população pode depositar, voluntariamente, os materiais em separado. Diariamente são percorridos todos os PEV's e recolhido o material doado, que é destinado aos núcleos de catadores de lixo e Organizações Não Governamentais (ONG's) associadas à Emlurb, as quais comercializam o material para contribuir na renda familiar dos catadores. 

A proposta é começar o trabalho com catadores de uma RPA, congregando-os em um Núcleo de Triagem que, posteriormente, com ações de apoio da Prefeitura, Emlurb e empresas privadas, se transformará em uma cooperativa autossustentável. Os equipamentos necessários serão doados pelas empresas privadas, a coordenação da cooperativa será exclusiva dos catadores envolvidos e a supervisão será da Emlurb, que irá proporcionar assistência sócio-educacional. 

Comunitária

A Emlurb está desenvolvendo um trabalho junto às comunidades de baixa renda, criando núcleos de catadores em vários bairros da cidade. Existem em funcionamento dois Núcleos e com perspectiva da criação de mais seis nas 6 RPA's da Cidade, assim distribuídas:

  • RPA 1 - Santo Amaro
  • RPA 2 - Campo Grande
  • RPA 3 - Casa Amarela; Vasco da Gama
  • RPA 4 - Torre; Madalena 
  • RPA 5 - Afogados; Mustardinha
  • RPA 6 - Boa Viagem

perfazendo um total de oito núcleos, absorvendo no mercado de trabalho, desta forma, 400 catadores que, posteriormente, se reunirão em cooperativas. 

As RPA's que abrangem Boa Viagem e o Centro terão dois Núcleos por abrangerem áreas com grande demanda de material reciclável. 

Áreas Privadas

Consiste em ações conjuntas com colaboradores como a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI) e o Sindicato da Habitação (SECOVI), dentre outros, os quais produzem grandes quantidades de recicláveis e trabalham em parceria com a Emlurb na doação de materiais. 

Tais atividades permite que os imóveis possuam um diferencial, pois recebem um certificado de qualidade dentro da concepção de desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Os contemplados na experiência pioneira estão divididos em bairros da Capital, entre eles Boa Viagem e Caxangá. A meta é valorizar não apenas os imóveis, mas o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

 

A coleta seletiva é realizada através de caminhões baús que fazem os circuitos a partir das 8 horas da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado. A coleta domiciliar de lixo reciclável é realizada em 62 bairros, que constituem 66% dos bairros da cidade. Levantamentos apontam para uma coleta anual de em média 2.795 toneladas de material reciclável, o que representa uma média mensal de 233 toneladas, aproximadamente. Os resíduos coletados são destinados a cooperativas apoiadas pelo município, como a Palha de Arroz, a Cooperativa Recicla Torre e a Cooperativa Esperança Viva, dentre outras. 

Para saber qual a frequência e o horário da coleta em seu endereço, clique aqui.

Telefone: 3355-1004 ou 156