Estudantes da Federal realizaram entrevista na sede da Emlurb sobre as apresentações teatrais feitas por meio da Unidade Socioambiental (UNSA). Membros do grupo de teatro "LA UNSA" falam sobre rotina a ações realizadas durante a jornada de trabalho
As ações realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), por meio da equipe de Teatro da "La Unsa", promovem a limpeza urbana e erradicação de práticas prejudiciais ao meio ambiente, com atividades realizadas utilizando a arte como engajamento e sensibilização para os moradores do Recife, proporcionando através das apresentações teatrais e performances de educação e conscientização da população da cidade sobre o correto descarte de lixo e o cuidado com os espaços públicos.
"Nós trabalhamos dentro da empresa e também fora dela. A gente faz muita ação nas ruas, então atendemos demandas internas, que começaram a ser mais trabalhadas pelo nosso trabalho externo nas ruas. Então foi sendo mais visibilizado, digamos assim. O que fazíamos nas ruas, ganhava mais destaque para que fosse mais reconhecido dentro da empresa". Conta Lucas Vinícios, estagiário da Emlurb e membro do teatro da "La Unsa".
Por meio dessas atividades foram feitas 58 ações de teatro em escolas, parques e praças nos dias úteis. Através desses trabalhos, vale destacar a importância da criação de eventos nos espaços públicos e também dentro dos meios educacionais, sendo fundamental para envolver a comunidade nas atividades de limpeza e educação, combinando o teatro com a ação prática repassada para crianças e adultos, estimulando reflexões sobre hábitos cotidianos que impactam a educação ambiental, promovendo mudanças efetivas no dia a dia da população.
Sara Yasmin, arte-educadora no setor da Unidade Socioambiental, explica como é o trabalho e as atividades feitas pela equipe. "A gente utiliza bastante de palhaçaria, do teatro de formas animadas, daí é bom pontuar que fazemos apresentações foram, em ONGs, escolas municipais e também aqui dentro, sobre temas que a Emlurb sugere e consegue usar em vários fatores. Eu também faço produção cultural, por fora, projetos relacionados a cultura, arte, artesanato. Inclusive consigo unir as duas coisas, tanto as apresentações, os trabalhos que a gente faz aqui e montar um projeto a partir disso, e conseguir colocar em editais no Brasil todo".
Através da combinação de teatro com ações comunitárias, espera-se aumentar a conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa e agradável. Fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade entre os moradores. Inspirar outros grupos a adotarem iniciativas semelhantes, criando uma rede de mudanças em prol de cidades mais limpas e sustentáveis.
"Porque dar uma visibilidade a arte, para o ofício, a coisa do fazer e é mais como um trabalho mesmo, porque a gente sofre tanto com a questão do: 'eles só tão fazendo muganga, eles só estão fazendo gracinha' e aí quando é colocado dentro de uma empresa corporativa, acho que é mais levado a sério, eles veem que só a gente faz o que a gente faz, porque estudamos para isso. E outras pessoas de outras áreas dentro da empresa, reconhecem nosso trabalho. Eu vejo o reconhecimento ativo e verbalizado". Acrescenta Ína Paz, membro do Teatro da "La Unsa".
O trabalho da equipe de teatro da UNSA tem o objetivo de promover a ação educativa, e acredita que a arte pode ser um catalisador de transformação. Ao unir teatro com ações socioambientais de conscientização, no qual busca-se entreter, mas também educar e mobilizar toda população do Recife em prol de uma cidade mais limpa e sustentável.
https://drive.google.com/file/d/1LJ_ADf7WOvoU7Q_0gSQaqhj21OqyIe3V/view