UNSA apresenta trabalho sobre as peças teatrais dentro da Emlurb

09.10.24 - 10H31
UNSA apresenta trabalho sobre as peças teatrais dentro da Emlurb

Estudantes da Federal realizaram entrevista na sede da Emlurb sobre as apresentações teatrais feitas por meio da Unidade Socioambiental (UNSA). Membros do grupo de teatro "LA UNSA" falam sobre rotina a ações realizadas durante a jornada de trabalho

As ações realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), por meio da equipe de Teatro da "La Unsa", promovem a limpeza urbana e erradicação de práticas prejudiciais ao meio ambiente, com atividades realizadas utilizando a arte como engajamento e sensibilização para os moradores do Recife, proporcionando através das apresentações teatrais e performances de educação e conscientização da população da cidade sobre o correto descarte de lixo e o cuidado com os espaços públicos.

"Nós trabalhamos dentro da empresa e também fora dela. A gente faz muita ação nas ruas, então atendemos demandas internas, que começaram a ser mais trabalhadas pelo nosso trabalho externo nas ruas. Então foi sendo mais visibilizado, digamos assim. O que fazíamos nas ruas, ganhava mais destaque para que fosse mais reconhecido dentro da empresa". Conta Lucas Vinícios, estagiário da Emlurb e membro do teatro da "La Unsa".

Por meio dessas atividades foram feitas 58 ações de teatro em escolas, parques e praças nos dias úteis. Através desses trabalhos, vale destacar a importância da criação de eventos nos espaços públicos e também dentro dos meios educacionais, sendo fundamental para envolver a comunidade nas atividades de limpeza e educação, combinando o teatro com a ação prática repassada para crianças e adultos, estimulando reflexões sobre hábitos cotidianos que impactam a educação ambiental, promovendo mudanças efetivas no dia a dia da população.

Sara Yasmin, arte-educadora no setor da Unidade Socioambiental, explica como é o trabalho e as atividades feitas pela equipe. "A gente utiliza bastante de palhaçaria, do teatro de formas animadas, daí é bom pontuar que fazemos apresentações foram, em ONGs, escolas municipais e também aqui dentro, sobre temas que a Emlurb sugere e consegue usar em vários fatores. Eu também faço produção cultural, por fora, projetos relacionados a cultura, arte, artesanato. Inclusive consigo unir as duas coisas, tanto as apresentações, os trabalhos que a gente faz aqui e montar um projeto a partir disso, e conseguir colocar em editais no Brasil todo".

Através da combinação de teatro com ações comunitárias, espera-se aumentar a conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa e agradável. Fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade entre os moradores. Inspirar outros grupos a adotarem iniciativas semelhantes, criando uma rede de mudanças em prol de cidades mais limpas e sustentáveis.

"Porque dar uma visibilidade a arte, para o ofício, a coisa do fazer e é mais como um trabalho mesmo, porque a gente sofre tanto com a questão do: 'eles só tão fazendo muganga, eles só estão fazendo gracinha' e aí quando é colocado dentro de uma empresa corporativa, acho que é mais levado a sério, eles veem que só a gente faz o que a gente faz, porque estudamos para isso. E outras pessoas de outras áreas dentro da empresa, reconhecem nosso trabalho. Eu vejo o reconhecimento ativo e verbalizado". Acrescenta Ína Paz, membro do Teatro da "La Unsa".

O trabalho da equipe de teatro da UNSA tem o objetivo de promover a ação educativa, e acredita que a arte pode ser um catalisador de transformação. Ao unir teatro com ações socioambientais de conscientização, no qual busca-se entreter, mas também educar e mobilizar toda população do Recife em prol de uma cidade mais limpa e sustentável.