Gestão Compartilhada

Em novembro de 2001, foi assinado um convênio entre os municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes e o Governo de Pernambuco, com o objetivo de transformar, através de ações específicas, o Aterro Controlado em Aterro Sanitário, atendendo à Legislação Ambiental e Resolução do CONAMA nº 20. O projeto de modernização do Aterro é monitorado pelo Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Organograma da Gestão Compartilhada

  • Superintendente Geral: Indicado por Jaboatão dos Guararapes
  • Superintendente Adjunto: Indicado por Recife
  • Superintendente Administrativo: Indicado por Jaboatão dos Guararapes
  • Superintendente Financeiro: Indicado pela Prefeitura do Recife
  • Superintendente Técnico: Indicado pelo Governo do Estado
  • Gerência Executiva: Um indicado por Recife e outro por Jaboatão dos Guararapes
  • Conselho Superior: Formado pelos dois municípios e o Governo do Estado. Tem a atribuição de decidir sobre eventuais divergências da administração compartilhada. 

 

Competências 

Recife

  • Construção da Estação de tratamento de Chorume
  • Cercar a área do Aterro
  • Implantação do cinturão verde
  • Operação do Aterro
  • Promover Educação Sócio-Ambiental 

Jaboatão dos Guararapes

  • Obter as licenças ambientais 
  • Conceder licenças de funcionamento no âmbito municipal
  • Contratar o projeto do Aterro Sanitário
  • Garantir o serviço de guarda e vigilância da área do Aterro
  • Organizar a ação dos catadores de materiais reciclados

Governo do Estado

  • Desapropriar de áreas do Aterro, incluindo a prevista para ampliação
  • Elaborar estudos necessários para o licenciamento do Aterro junto a CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
  • Implantar sistema de drenagem e tratamento dos gases
  • Implantar central de triagem