Iluminação Pública

O cronograma da iluminação pública do Recife começa em 1822 com a inauguração dos primeiros lampiões de azeite de mamona e óleo de peixe. Em 1859 houve a implantação dos lampiões a gás carbônico e em 1919 a instalação da luz elétrica com lâmpadas incandescentes. Em 1967, as ruas do Recife ganharam um sistema de iluminação a vapor de mercúrio e em 1970 os pontos de luz passaram a ser controlados por relés fotoelétricos. Encerravam-se ali as atividades das equipes que diariamente, ao anoitecer e ao amanhecer, percorriam as ruas acendendo e apagando as luzes. Em 1995, a Avenida Boa Viagem começou a ser iluminada com lâmpadas de vapor metálico. 

Por meio do Convênio firmado pela Prefeitura do Recife com o PROCEL (Eletrobrás) e a CHESF, em 1998, a Prefeitura assinalou um novo marco na história da iluminação pública da Capital, que consistia na troca da iluminação de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, que ampliavam os índices de iluminação e diminuíam os gastos de energia elétrica nas vias públicas do Recife. 

A cidade do Recife possui um parque de iluminação do Brasil com 106.710  pontos luminosos, desde o ano de 2013, com um investimento acumulado de mais de cem milhões de reais, o programa Ilumina Recife foi responsável pela remodelação de 92.236 destes pontos, o que representa 86,44% de toda iluminação da cidade, onde os pontos de iluminação com tecnologias vapor de sódio e vapor metálico foram substituídos por novas luminárias com tecnologia LED, que apresentam maior eficiência, vida útil e segurança. Além disso, apresentam melhores índices fotométricos (curva fotométrica, índice de reprodução de cores, temperatura de cor) e são compatíveis com sistema de telegestão, contribuindo para uma melhor qualidade da iluminação pública, influenciando diretamente na ocupação dos espaços públicos em período noturno, devido a uma maior sensação de segurança nas vias públicas e na valorização do patrimônio histórico da cidade. 

 

.

Evolução da eficiência energética dos ativos de IP desde 2012 até Dezembro 2020.

 

A remodelação destes 92.236 pontos luminosos, obtida com o Ilumina Recife, foi responsável por garantir uma redução da ordem de 50% com o consumo de energia dos ativos de iluminação pública quando comparado ao consumo energético dos ativos no ano de 2012.

Conforme o gráfico acima observamos uma redução do consumo de 6,7 GWh.mês para 3,4 GWh.mês, totalizando uma economia de 39,6 GWh.ano, aplicando a tarifa atual B4a de iluminação pública que possui um valor de R$ 0,44/kWh, a economia anual alcançada com o programa é da ordem de 17,43 milhões de reais por ano, não sendo levados em consideração os custos variáveis das faturas associados às bandeiras tarifárias, sempre presentes em períodos de secas e estiagens.

 

.

Detalhe da orla da Av. Boa Viagem e Parque Dona Lindu iluminados.

 

Atualmente, a EMLURB tem trabalhado na remodelação dos demais pontos luminosos de iluminação pública com o objetivo de tornar o parque de iluminação da cidade 100% LED.

 

TELEGESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 

A iluminação pública é um serviço essencial para a população, ela contribui significativamente para a segurança pública e melhor aproveitamento dos espaços públicos do município no período noturno. Visando a celeridade na identificação e resolução dos problemas de ordem de iluminação pública na cidade do Recife, tendo em vista que a cidade possui uma grande densidade populacional, além de comerciantes e transeuntes, a EMLURB está  trabalhando para realizar a implantação de um novo sistema de telegestão, o atual processo está sendo licitado com o objetivo de adquirir 10.000 dispositivos de telegestão da iluminação pública. Dentre os principais benefícios deste projeto podemos destacar:

  • Detecção imediata de defeitos com entrega de alertas em uma Central de Controle Operacional, sem a necessidade de o munícipe acionar o Service Desk ou Call Center para reclamar, com consequente redução da infraestrutura desta Central de Atendimento;
  • Redução de custos de manutenção pelo acompanhamento do desempenho de cada luminária, permitindo intervenções preventivas que garantem a disponibilidade dos serviços, com custos inferiores às intervenções corretivas;
  • Programação individual do acionamento e o controle do fluxo luminoso, podendo ampliá-lo, quando e onde necessário, mas também, e principalmente, reduzi-lo, dentro de limites normativos, sempre garantindo a segurança do cidadão, resultando com isto, uma redução de consumo e prolongamento de sua vida útil da luminária e equipamentos;
  • Apuração real do consumo de energia e, controle dos tempos, de falta do fornecimento de energia elétrica;
  • Controle referencial da qualidade de energia fornecida pela Concessionária de energia elétrica local, possibilitando exigir a adequação deste fornecimento para garantir disponibilidade e maior vida útil ao Sistema de Iluminação Pública;
  • Oferecer uma interface de comunicação sem fio com os cidadãos por meio de dispositivos móveis tais como tablets e smartphones, sem a necessidade de que estes tenham acesso à rede de dados celular, para aplicações de cidades inteligentes de interesse comum entre a população e a Prefeitura.
  • Oferecer uma interface de comunicação sem fio para dispositivos de baixo consumo energético, movidos a bateria, possibilitando a utilização da infraestrutura de comunicação para a conexão com dispositivos cuja finalidade é trazer benefícios à cidade, por meio de diversas aplicações envolvendo sensoriamento e acionamento remoto.
  • Permitir meios de compensação automática da depreciação do fluxo luminoso ao longo da vida útil, garantindo a qualidade do serviço durante toda a vida de cada luminária.

 

Portanto, a administração pública da cidade do Recife se dispõe à implantar este moderno sistema de telegestão visando à obtenção dos benefícios acima citados para a gestão da manutenção da iluminação pública da nossa cidade.

 

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Os 106.710 pontos luminosos do atual parque de iluminação da cidade são distribuídos entre a Iluminação Convencional, cuja pontos luminosos instalados em postes da distribuidora de energia elétrica a uma altura de até 12 metros e a Iluminação Especial, instalados em postes exclusivos de iluminação pública, cuja propriedade é da prefeitura, normalmente caracterizados por circuitos de praças, parques, túneis, campos, postes acima de 12 metros de altura em grandes corredores viários da cidade e iluminação cênica decorativa.

O conceito de iluminação cênica, quando aplicado nas cidades para uma iluminação urbana, tem o objetivo de valorizá-la. Vem de um conceito americano denominado City Beautification. É uma iluminação que ressalta elementos da arquitetura, que projeta uma luz mais estética e artística para valorizar ambientes urbanos. A iluminação cênica deve ser tão priorizada quanto a técnica, isto é, aquela que tem como objetivo iluminar bairros e ruas, pois é um poderoso instrumento nas ações de valorizações das paisagens urbana e histórica das cidades, uma vez que realça a importância de seu patrimônio arquitetônico.

É neste âmbito de iluminação cênica dos monumentos históricos da cidade e principais pontos turísticos que a EMLURB desde o ano de 2018 tem investido em obras significativas para a cidade, podendo destacar: a iluminação cênica da Ponte Estaiada, localizada na Ponte Paulo Guerra, acesso à Via Mangue, iluminação cênica do Ginásio esportivo Geraldão, localizado na Av. Mal. Mascarenhas de Morais.

O primeiro sistema, da Ponte Estaiada, é composto de 194 luminárias LED RGB e 20 projetores LED RGB, em que toda a programação de cores e efeitos das luminárias e projetores é realizada pela equipe técnica da Diretoria Executiva de Iluminação Pública da EMLURB, estes equipamentos  mudam de cor remotamente, por meio de um software computacional, de acordo com um calendário pré-estabelecido pela EMLURB que valoriza as principais campanhas de saúde e agendas sociais do ano, tais como: Outubro Rosa (campanha de conscientização das mulheres para a prevenção contra o câncer de mama), Novembro azul (campanha de conscientização dos homens acerca da prevenção contra o câncer de próstata), entre outros.

O segundo sistema, do Geraldão é composto por 384 luminárias LED RGB que proporcionam os efeitos similares aos visualizados na Ponte Estaiada, também contribuindo para as campanhas de saúde e agendas sociais que visam à conscientização da população. A iluminação de destaque também é modificada de acordo com os eventos esportivos realizados no ginásio.

 

.

Iluminação natalina na Ponte Estaiada da Via Mangue, localizada na Ponte Paulo Guerra, Recife-PE.

 

.

Iluminação cênica do Geraldão nas cores: verde, rosa, azul e roxo, no dia 28 de Fevereiro de 2021 em homenagem ao dia mundial das doenças raras, Av. Mal. Mascarenhas de Morais, Recife-PE.

 

As melhorias ainda vão além, uma vez que a a prefeitura do Recife autorizou a elaboração dos novos processos licitatórios que visam a implementação de iluminação cênica em diversos locais da cidade do Recife, podendo destacar: Ponte de Ferro da Boa Vista, Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Parque das Esculturas de Brennand, Projeções luminosas no Rio Capibaribe, dentre outros que trarão novidades e um maior embelezamento na cidade do Recife para o biênio 2021-2022.

A Emlurb é responsável por planejar, supervisionar e controlar a execução ou executar diretamente obras e serviços de restauração, manutenção e ampliação do sistema de iluminação pública, realizando o monitoramento de todos os pontos luminosos do município. A manutenção de iluminação pública inclui o religamento de lâmpadas apagadas ou queimadas que criam situações de risco aos munícipes no prazo máximo de 4 dias. Quando é identificado que alguma via possui trechos com deficiência na iluminação, a Autarquia também se propõe a instalar novos postes, contemplados com luminárias que irão atender esta necessidade. Os serviços de manutenção e melhoria da iluminação pública podem ser realizados por meio do aplicativo Conecta Recife, pelo site da prefeitura clicando aqui, por atendimento telefônico no número 156 ou via ofício na sede da EMLURB.

Portanto, a prefeitura da cidade do Recife vem investindo em tecnologias para a iluminação da cidade, de forma a propiciar a eficiência energética e melhoria da qualidade de vida dos Recifenses.