UNSA bate meta no ano de 2024 com ações socioambientais voltadas para peças teatrais

18.12.24 - 16H16
UNSA bate meta no ano de 2024 com ações socioambientais voltadas para peças teatrais

Equipe de Teatro da UNSA bate meta de intervenções e sensibilizações feitas no ano de 2024, e parabeniza a todos envolvidos pelas ações sociais realizadas com sucesso
 

 

A Autarquia de Manutenção e limpeza Urbana (Emlurb) tem se destacado por suas ações inovadoras voltadas para o incentivo a conscientização socioambiental. Através da arte, focando no teatro que é realizado semanalmente junto às sensibilizações feitas na cidade, com o a ideia de transmitir e mobilizar a população sobre temas importantes como o meio ambiente, sustentabilidade e questões sociais.

Este ano a Unidade Socioambiental (UNSA) realizou um total de 38 sensibilizações de ponto crítico solicitadas por outras gerências, 46 ações feitas nas escolas municipais do Recife, 75 intervenções nos parques e praças da cidade e 6 intervenções internas na sede da Emlurb. O foco deste trabalho é, por meio do teatro transformar os problemas socioambientais em ações que estimulam a participação e colaboração do público em atividades que preservem o meio ambiente. O trabalho realizado pela equipe de teatro da UNSA tem se integrado nas ações sociais com o descarte correto do lixo, e a iniciativa através das peças teatrais em escolas, creches, instituições e lugares abertos como parques e praças, abordam questões como reciclagem, sustentabilidade no consumo e preservação da biodiversidade urbana.

Sara Yasmin é arte educadora da equipe de teatro e fala como é o trabalho feito e as atividades no dia-a-dia. "As ações de teatro que a gente realiza dentro da UNSA, são ações de sensibilização e intervenções em escolas, praças, parques ONGs, associações e afins, sobre o descarte regular de lixo e coleta seletiva. Utilizando a linguagem da palhaçaria para conversar com os moradores para uma abordagem mais lúdica". Ao utilizar o teatro como meio de comunicação, as produções ajudam e incentivam uma nova geração de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões ambientais. Ao mesmo tempo, promovem a ideia de que todos têm um papel ativo na construção de uma cidade mais sustentável e justa.

Além disso, as ações socioambientais na cidade do Recife, impulsionadas pelo teatro, representam uma forma criativa e eficaz de envolver a comunidade em práticas sustentáveis e na reflexão sobre os problemas ambientais urbanos. Através de peças teatrais, a cidade tem conseguido sensibilizar e mobilizar diversos públicos, incentivando a mudança de atitudes e práticas, e promovendo a construção futuramente de um ambientais equilibrado ecologicamente. O teatro, assim, se confirma como uma poderosa ferramenta para a transformação social e ambiental em Recife, refletindo o potencial da arte para promover a conscientização e a ação positiva em prol do bem-estar coletivo.

UNSA bate meta no ano de 2024 com ações socioambientais voltadas para as peças teatrais