10.04.24 - 14H41
Prefeitura do Recife avança com ação de limpeza do canal São Leopoldo

Dentro da Ação Inverno 2024, já foram retiradas mais de 25 mil toneladas de resíduos dos canais recifenses

Nesta quarta-feira (10), o prefeito João Campos, realizou uma vistoria em uma ação de limpeza de canal, executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A intervenção acontece no Canal São Leopoldo, situado no bairro do Engenho do Meio. O serviço faz parte da Ação Inverno 2024.

'Uma das ações mais importantes da Ação Inverno é a limpeza dos canais da cidade, realizada anualmente. E a limpeza do canal de São Leopoldo, à margem da BR 101, é importante não só para drenagem local, mas também para ele ter várias conexões com os bairros vizinhos e fazer parte do macro da Bacia do Rio Tejipió. Boa parte do material recolhido é fruto do descarte irregular do lixo, que prejudica a cidade e o meio ambiente como um todo, então também pedimos que a população coloque o lixo no lugar correto", ressaltou o prefeito.

Prefeitura do Recife avança com ação de limpeza do canal São Leopoldo

O Canal São Leopoldo teve a ação de limpeza iniciada no dia 07 de março e deverá ser concluída em 16 deste mês. Até agora já foram removidas 13.869 toneladas de resíduos. Toda a ação tem um custo previsto de R$ 200 mil. O canal tem aproximadamente 1.200 metros de extensão e recebe limpeza manual e mecanizada. "Em 2024 já realizamos a limpeza de 46 canais e retiramos mais de mais de 25 mil toneladas de resíduos, além dos 13 canais em andamento. Sempre que temos oportunidade, pedimos a participação da população nesse processo para fazer o descarte regular e evitar que o resíduo chegue nesses elementos estruturais que tanto ajudam no escoamento das águas das chuvas", afirmou Marília Dantas, secretária de infraestrutura do município.

Todos os anos a Prefeitura faz a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, dentro da Ação Inverno. O custo anual para limpar estes canais é de cerca de R$ 8,5 milhões.

Prefeitura do Recife avança com ação de limpeza do canal São Leopoldo

AÇÃO INVERNO - A limpeza dos canais faz parte da Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas, em que a Prefeitura do Recife está investindo R$ 314,5 milhões. A grande novidade deste ano será o início, até julho, das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que conta com intervenções de alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio.

Prefeitura do Recife avança com ação de limpeza do canal São Leopoldo

Entre as outras medidas da Ação Inverno estão os trabalhos de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.

FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR