Serão investidos R$ 3,3 milhões da elaboração de estudos visando o enfrentamento do avanço do mar na orla dos bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem, numa faixa que compreende 9,3 quilômetros de extensão. Estudo deverá levar 8 meses para ser concluído
Com o objetivo de assegurar a resiliência do litoral recifense através de requalificação da faixa de areia da praia e manter a relação de convívio das pessoas com o meio natural, a Prefeitura do Recife homologou, no Diário Oficial Municipal desta quinta-feira (20), a licitação para contratação de uma empresa que realizará estudos com o intuito de implementar soluções visando o enfrentamento do avanço do mar na orla dos bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. Ao todo, serão investidos R$ 3,3 milhões na estruturação desse projeto, que deverá levar oito meses para ser executado. O resultado vai apontar as soluções mais adequadas para recomposição desse local tão frequentado pela população da cidade.
A área a ser estudada pelos especialistas abrange toda a faixa da orla do Recife, a partir das proximidades com a Rua Dr. Arlindo dos Santos Maciel até o final da Brasília Teimosa, compreendendo uma extensão de aproximadamente 9,3 quilômetros. Essa ação integrará o projeto Orla Parque, que vai modernizar um dos principais cartões postais da cidade tornando-o esse espaço mais atrativo para a população e os turistas. A inciativa será coordenada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
Além de identificar medidas visando proteger a infraestrutura já existente, o estudo também vai analisar soluções para restituir a largura natural das praias do Recife, promovendo o uso sustentável para o lazer e o turismo desse espaço tão democrático na cidade.
De acordo com a presidente da Emlurb, Gabriela Buarque, a intensa urbanização na faixa litorânea da cidade e as falhas na formação geológica natural dos recifes foram fatores decisivos que contribuíram para o desequilíbrio no balanço sedimentar e recuo progressivo da linha de costa. Segundo a gestora municipal, isso vem afetando não apenas a infraestrutura urbana, mas também impacta na experiência de lazer das pessoas.
"Essas estruturas que estão localizadas próximas às praias de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem enfrentam rirscos de danos, exigindo ações emergenciais para sua reestabilização. A diminuição da faixa de areia compromete o uso adequado dessas áreas para atividades recreativas, como banhos de sol, esportes aquáticos e passeios à beira-mar", explica Gabriela Buarque.
"Em áreas costeiras densamente ocupadas e com estreitas faixas de praia frente à erosão do mar, como observamos na orla de nossa cidade, é importante a gente assegurar a resiliência do litoral através da requalificação da faixa de praia. As intervenções que os estudos vão apontar terão o objetivo de promover melhorias significativas para essa área, reconstituindo e adaptando-se aos impactos gerados pelas mudanças climáticas e avanço do mar. Assim, a requalificação da praia traz inúmeros benefícios para a deefsa do litoral", completa a presidente da Emlurb.
PROJETO ORLA PARQUE - O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.
A Prefeitura do Recife informa que o projeto já entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, 11 banheiros requalificados e está executando as obras de mais oito. Além disso, atualmente estão sendo feitas as requalificações dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. Na última semana, também foi iniciadas a construção da primeira centralidade: Porto Terra Nova.