15.04.24 - 14H59
Prefeitura do Recife entrega cinco escadarias em Nova Descoberta

O investimento total na recuperação dos cinco equipamentos, que estão garantindo maior conforto e dignidade para os moradores da região foi de, R$ 776,8 mil.

A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (13), mais cinco escadarias requalificadas na cidade. Os equipamentos estão situados nas ruas Maraú, Alto Antonio Félix, José Azevedo Maia, Macaubal e Aguaí, todas no bairro de Nova Descoberta, e já estão garantindo mais conforto, segurança e dignidade para quem vive no local. Durante a entrega das escadarias, que somaram um investimento de mais de R$ 776 mil, o prefeito João Campos destacou que sua gestão alcançou a marca de 867 escadarias recuperadas, se aproximando da meta estipulada de recuperar mil equipamentos na cidade dentro de quatro anos. No quesito corrimão, a Prefeitura já ultrapassou a meta de 500, chegando a 694 corrimãos instalados. O investimento total até agora foi de R$ 45,6 milhões.

Prefeitura do Recife entrega cinco escadarias em Nova Descoberta

"Hoje batemos a marca de 867 escadarias, que faz parte do nosso comprometimento de entregar mil equipamentos em quatro anos. Parece algo pequeno, mas não é. Essa é a obra que passa na frente da casa das pessoas e que gera segurança e dignidade. Todos os dias, para chegar ou sair, as pessoas precisam passar por essas escadarias, que também funcionam como um elemento de drenagem, sobretudo em dias de chuva", ressaltou o prefeito durante as entregas.

As obras na escadaria da Rua Alto Antônio Félix tiveram início no dia 25 de janeiro. Além dos reparos nos degraus e caneletas, foram implantados 121,50 metros de corrimão. O investimento total foi de R$ 149,6 mil. No equipamento da Rua Maraú, o investimento foi de R$ 207, 4 mil para recuperação de degraus, caneletas, e implantação de 153 metros de corrimão. O serviço teve início no dia 04 de janeiro.

Prefeitura do Recife entrega cinco escadarias em Nova Descoberta

A escadaria da Rua José Azevedo Maia também foi beneficiada por intervenções de recuperação dos degraus, caneletas e implantação de 112,2 metros de corrimão. Lá os serviços tiveram início no dia 24 de janeiro e contaram com um investimento de R$ 162,6 mil. Já na Rua Macaubal, cujas obras tiveram início em 05 de janeiro, além da recuperação de degraus e caneletas, o local também contou com a implantação de 112,6 metros de corrimão, em um investimento de R$ 149 mil. Por fim, a Rua Aguaí passou por serviços para requalificação da escadaria e recuperação de degraus e caneletas, a implantação de 82,4 metros de corrimão. O investimento foi de R$ 107,1 mil.

"Os serviços de requalificação de escadarias e implantação de corrimãos garantem a mobilidade, as pessoas podem ir e vir de forma segura e confortável. E com esses equipamentos a gente também direciona a água de forma correta, a partir da recuperação dos elementos de drenagem, que ficam nas caneletas do lado das escadarias. Então as escadarias são essenciais, tanto na condução e na melhoria do escoamento da água da chuva, quanto na segurança e no conforto para a mobilidade das pessoas", explicou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife.

Prefeitura do Recife entrega cinco escadarias em Nova Descoberta

Maria da Conceição Soares, de 66 anos, mora na rua Macaubal desde que nasceu e explicou como a nova escadaria influenciou para melhoria da sua mobilidade. "Mudou tudo, na minha idade eu já tenho dificuldade para andar e o corrimão ajudou muito. Quando chovia, alagava tudo e a gente não sabia nem onde estava pisando, acabava escorregando e era um horror. Além do risco de pegar doenças também, mas agora a água está correndo pro lugar certo e estamos livres disso", disse ela.

Fotos: Hélia Scheppa/ Prefeitura do Recife