Prefeitura do Recife prepara cemitérios da cidade para o Dia de Finados

28.10.22 - 16H14
Prefeitura do Recife prepara cemitérios da cidade para o Dia de Finados

Celebrações religiosas e demais atividades serão realizadas, intervenções de poda, pintura e limpeza geral estão em andamento para dar mais conforto aos visitantes.

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando uma série de serviços nos cincos cemitérios públicos do Recife (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Varzéa), com o intuito de proporcionar mais conforto ao público no próximo dia de Finados (02/11). O trabalho de conservação foi intensificado e o órgão já está preparando uma programação para atender aos visitantes. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais durante a data.

A PCR trabalha de forma contínua na conservação dos cemitérios da cidade, com o objetivo de garantir conforto e estrutura adequada durante o ano todo. A preparação específica para o dia conta com um incremento nos serviços de limpeza e manutenção. Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 06h, com expectativa de término ás 22h. Ao todo, serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também a disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários. 

Os cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores e Casa Amarela contarão com celebrações religiosas durante o dia todo. No primeiro, acontecerão ás 7h (missa), 8:30 (recitação do santo) e às 10h (celebração da missa), e ás 12h (missa), ás 14:30 (recitação do terço) e ás 16h o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar, no dia 2, a missa das 10h em Santo Amaro, e das 16h no Parque das Flores.

 

Intervenções realizadas no Cemitério de Santo Amaro

Nos últimos anos a Prefeitura do Recife tem executado intervenções para a melhoria das cincos necrópoles da cidade. Foi requalificada a iluminação dos cincos cemitérios, além de reforma em todas as estruturas dos velórios, alguns contando com área climatizada . Em 2017, a Emlurb ampliou as quantidades dos velórios de Santo Amaro (de 16 para 24) e realizou obras para tornar os banheiros acessíveis a cadeirantes.

O Parque das Flores, após a ampliação e reforma dos velórios (inclusive com a alternativa de realização de velório na capela da pirâmide) e da praça frontal, ocorrida em 2016, recebeu no ano passado a implantação de seiscentos metros de passeios entre os setores de sepultamento para dar acessibilidade aos usuários no deslocamento aos túmulos ou para a visitação aos familiares. Além disso, contou com a implantação de uma nova fonte de água e sinalização das quadras e demais equipamentos do local.

Sinalização - Os cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores também oferecem uma sinalização que permite ao visitante ter visão geral de todo o espaço, por meio de um mapa esquematizado com os nomes das alamedas e ruas, facilitando o deslocamento dos pedestres. A iniciativa está em andamento no cemitério da Várzea e deve ser concluída na primeira quinzena de novembro. Em Santo Amaro, além do painel, foram instaladas em locais estratégicos, placas indicativas dos principais pontos: velório principal, velório popular, administração, capela, saída e nomes das ruas. Outra novidade foi a instalação neste ano de placas com a biografia das celebridades indicadas no painel principal.

 

Confira a programação religiosa do dia 2/11:

 Santo Amaro

Missas: 7h | 8h30 (terço) | 10h (com Dom Fernando Saburido)| 12h | 14h30 (terço)| 16h

 

Parque das Flores

Missas: 8h | 11h | 14h | 16h (com Dom Fernando Saburido)

 

Várzea

Missas: 7h | 10h

Culto evangélico: 15h

Hinos e louvores: das 7h às 16h

 

Casa Amarela

Missas: 7h | 10h | 16h

Categorias