Programa Recife Limpa foi lançado nesta quarta (26), pelo prefeito João Campos. A cidade terá ampliada em 91% número de papeleiras disponíveis em postes, além de 10% de aumento no efetivo de pessoal de limpeza urbana e nova frota de veículos.
Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura do Recife lançou o programa Recife Limpa, que é um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. Com ele, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras ações. A apresentação do programa foi feita pelo prefeito do Recife João Campos, que também acompanhou uma ação de mutirão de limpeza na Praça do Diario, marcando o ápice da semana Lixo Zero, que acontece desde segunda e se estende até o próximo dia 1º de novembro.
"O Recife Limpa é um grande movimento pela limpeza da cidade. Estamos instalando mais de 6 mil lixeiras. Também estamos trocando toda a frota de caminhões de limpeza, colocando nas ruas os caminhões galerias, caminhão que é uma arte urbana, pintado, com uma obra de arte que vai andar pela cidade toda. E a gente está incrementando com mais de 300 postos de serviços, pessoas que vão trabalhar na limpeza", detalhou João Campos. "Além disso, estamos também duplicando os quilômetros de ruas varridas por mês. É um grande movimento para limpar e cuidar da cidade, mas a gente chama sempre a população para atuar junto conosco. Porque a Prefeitura do Recife faz a parte dela, a gente não tira a nossa responsabilidade, mas não é papel só da Prefeitura cuidar da limpeza. É papel de todo mundo manter a cidade limpa e colocar o lixo no lugar certo", completou ele.
Atualmente, a cidade do Recife conta com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais. Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharão renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). No total, 13 deles serão instalados na Conde da Boa Vista, enquanto a orla de Boa Viagem passará a contar com 57 equipamentos similares.
"O Recife Limpa é um movimento de convite á população para a gente deixar a cidade cada vez mais limpa. Estamos ampliando vários serviços de da cidade, mas a ideia principal é fomentar o descarte correto do lixo. A gente está ampliando o número de papelarias, de equipamentos, o número de equipes para fazer esse tipo de serviço em toda a cidade. É um convite, fazer com que as pessoas venham junto com a gente para deixar a cidade cada vez mais limpa", explicou a secretária de Infraestrutura do Recife e presidente da Emlurb, Marília Dantas.
Outra novidade é a customização dos caminhões de coleta. Com curadoria da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, Órgão responsável pelo Programa Colorindo o Recife. Seis artistas visuais receberam a missão de assinar obras originais e temáticas acerca da importância da reciclagem do lixo como forma de salvaguardar o meio ambiente. A ideia é que os veículos ajudem a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto e assinam as obras Fillipe Fil (@umfil), Marquinhos ATG (@marquinhosatg), Alexsandra Ribeiro (@alexsandraribeiro0), Stefany Lima (@ste_fanylima), André Luiz (@variosnomes), Jade Matos (@jadematos__), Dani Acioli (@daniacioli), Raoni Assis (@assisraoni) e Micaela Nunes (@micaelaiv).
Nas vias públicas, será visível também a ampliação de papeleiras, equipamentos instalados nos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. Atualmente a cidade conta com 3.300 unidades e, a partir do Recife Limpa, os munícipes e turistas passarão a ter 6.300 unidades similares, uma ampliação da ordem de 91% neste tipo de coletor para descarte nas ruas. A cidade também retomará a varrição mecânica, com capacidade mensal de cobertura de 902,5 km² por mês. Parte destas papeleiras já estão instaladas no Bairro do Recife e no centro da cidade.
Calçadas de ruas pavimentadas também ganharão especial atenção com a ampliação de capinação e raspagem de sarjetas, bem como de pinturas de meio fio. Atualmente são realizados serviços de capinação e raspagem em cerca de 943 km por mês e a partir de agora o serviço ganha mais fôlego com mais 91km a cada 30 dias. A pintura de meio fio, por sua vez, terá um incremento de 571%, saltando de 73,5 km por mês para 490,85 km por mês.
A tecnologia se une à iniciativa e já nesta quarta-feira (26) passa disponibilizar um espaço específico para acessar digitalmente os serviços de limpeza urbana por meio do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). No campo dos destaques, é só clicar na imagem do Recife Limpa. O Conecta levará o usuário para uma página específica onde será possível solicitar a coleta seletiva, verificar dias e horários de recolhimento do lixo por localidade, checar quais tipos de materiais são recebidos pelos Econúcleos e o endereço de cada uma deles, solicitar a remoção de entulho nos casos em que cabe à prefeitura ou denunciar pontos de irregulares de descarte do lixo, entre outros serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. Essa conexão direta com o cidadão, onde ele de maneira autônoma demanda sua necessidade a partir do Recife Limpa, permite mais agilidade, facilidade e transparência no acesso aos serviços públicos urbano.
SEMANA DO LIXO ZERO - Iniciada na última segunda (24), a Semana do lixo zero se estende até 1 de novembro, período ao longo do qual a Prefeitura do Recife promove uma série de ações de educação ambiental para estimular adultos, jovens e crianças a adotarem práticas sustentáveis. Além de ações lúdicas e educativas no Morro da Conceição, a Prefeitura também está promovendo a troca de e ampliação de mobiliário de coleta de lixo como papelarias e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Ainda durante esta semana, a Prefeitura do Recife promove uma série de ações de limpeza e ordenamento urbano em canais da cidade. O canal do Jordão, na Zona Sul, será o primeiro a receber a iniciativa, que contará com equipes da Secretaria Executiva de controle Urbano (ligada á Secretaria de Política Urbana e Licenciamento), Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Secretária de Inovação Urbana e Guarda Civil Municipal do Recife. O objetivo é promover a retirada de Instalações irregulares, aumentando a mobilidade, além de realizar a limpeza dos cursos d'água e de seus entornos. A ação tem previsão de ser iniciada às 8h, no trecho que fica em frente ao Colégio Motivo, em Boa Viagem.
PARA TODOS VEREM: Prefeitura do Recife reforçou a limpeza urbana com o novo Programa Recife Limpa, lançado pelo prefeito do Recife, João Campos. No texto segue fotos da apresentação do programa.