O Aterro da Muribeca é o maior em operação no estado de Pernambuco e está localizado na Estrada da Integração Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Compreende uma área média de 62 hectares e conta com capacidade para receber em média 3.000 toneladas de lixo por dia, oriundas dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu gerenciamento foi instituído através de convênio firmado entre o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes através da Gestão Compartilhada.
Instalações disponíveis:
- Unidade de Recepção (3 balanças rodoviárias com sistema de pesagem informatizado)
- Prédio Administrativo
- Unidade de Contenção e Tratamento de Chorume
- Oficina de Equipamentos Operacionais
- Galpão da Associação de Recicladores da Muribeca
- Unidade de Apoio: Núcleo da PMPE, auditório e Gestão Compartilhada
Operação do Aterro
- Manutenção das vias internas
- Compactação do Lixo
- Espalhamento e compactação
- Nivelamento do topo da célula
- Geometrização da Célula
- Geometrização da célula 6 e 2
- Geometrização da célula 8
- Drenos de Gás
- Queima de gás através dos drenos
- Drenos de Chorume
- Drenagem periférica de chorume
- Drenagem no interior das células
- Cobertura das Células com Argila
- Drenagem Pluvial
Sistema de Pesagem
Existe um controle informatizado dos resíduos que entram no aterro. Através de três balanças rodoviárias, os veículos são pesados e é emitido um ticket de pesagem. É utilizado um GPS para identificação dos veículos e circuito interno de TV para maior segurança da pesagem.
Aspectos Paisagísticos/Urbanísticos
A Emlurb implantou um cinturão verde em torno do Aterro, as mudas para manutenção do cinturão são produzidas pela sementeira da empresa.
Aspectos Sociais
A Associação dos Recicladores da Muribeca (ARM) foi criada com o objetivo de extinguir o intermédio dos atravessadores, que compravam o material reciclável e vendiam para as fábricas, ficando com a maior parte dos lucros, gerar um rendimento para os catadores e contribuir para a erradicação do trabalho infantil no local. A sede da Associação é no próprio Aterro e engloba uma área de 3.750 m².
Instalações Disponíveis
- 1 sala de reunião
- 1 sala de administração
- 2 banheiros
- 1 galpão
Maquinário Disponível
- 2 prensas hidráulicas
- 2 trituradores de plástico
- 1 extrusora
- 1 aglutinador
- 1 balança eletrônica
- 3 computadores
Em Junho de 2003, foi firmado um convênio de Cooperação Técnica e Administrativa entre o estado de Pernambuco através da PMPE, com intervenção da Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Emlurb. O convênio tem como objetivo ações de apoio e reforço especial do policiamento ostensivo a ser executado na Área Frontal e no entorno do Aterro da Muribeca, conforme estabelecido no instrumento jurídico.