Limpeza Urbana

 

É de responsabilidade da Emlurb, através da Diretoria de Limpeza Urbana - DLU, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final do lixo urbano do Recife. A empresa também cuida da remoção de animais mortos pequenos ou grandes, remoção de entulhos, capinação em vias pavimentadas ou não e pinturas de meio fio. Os serviços de coleta e limpeza são terceirizados e, para atender melhor a população, a Cidade foi dividida em lotes, que delimitam as áreas de atuação das firmas contratadas e da Emlurb. 

O Recife é a 9ª capital brasileira no recolhimento de resíduos sólidos, com 14 compactadores estacionários instalados, cerca de 4 mil profissionais envolvidos na limpeza e manutenção da cidade, 216 veículos para remoção de detritos e entulhos e 132 serviços realizados. Durante o dia e a noite, são varridos mais de 25 mil quilômetros mensais de ruas, avenidas e áreas públicas. 

A destinação final dos resíduos coletados é o Aterro Sanitário da Muribeca, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, com Gestão Compartilhada entre os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e o Governo do Estado. 

Visando maior eficiência na fiscalização e execução dos serviços, a Emlurb instalou quatro unidades administrativas em áreas estratégicas da Cidade, facilitando também o acesso da população. 

  • Gerência Operacional de Fiscalização RPA 1: Avenida Dantas Barreto, s/n - Em frente aos banheiros públicos
  • Gerência Operacional de Fiscalização RPA 2 e 3: Avenida 17 de Agosto, nº 2500, Casa Forte
  • Gerência Operacional de Fiscalização RPA 4 e 5: Rua Amélia, nº 900, Torre
  • Gerência Operacional de Fiscalização RPA 6: Instalações da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), Avenida Recife, nº 3587, Areias

 

 

A Emlurb também promove ações educativas para a sensibilização da população como, por exemplo, o Lixômetro. Foi instalado um equipamento para medir a quantidade de lixo jogado pela população nas ruas da Cidade do Recife. 

Outros serviços como a implantação, manutenção e regularização de cestos de lixo, papeleiras e pontos de entrega voluntários ou a remoção de animais mortos em áreas públicas podem ser requeridos através de atendimento telefônico no número 156 ou via ofício na sede da Emlurb. Já a remoção de entulhos, manual ou mecanizada, nas áreas públicas da cidade pode ser solicitada através dos meios já citados além de pelo aplicativo Conecta Recife e pelo site da prefeitura clicando aqui. O acompanhamento dessas solicitações pode ser realizado por atendimento telefônico no mesmo número ou pelo Conecta Recife. 

 

Outros Serviços Prestados:

 

Lixeiras

De acordo com a Lei 16.292/97, todas as edificações, exceto as habitações de uso unifamiliar isoladas de até 02 (dois) pavimentos, devem possuir e manter bem conservados os compartimentos destinados a guarda temporária de lixo (lixeiras).

É necessário submeter o projeto da lixeira à aprovação prévia da Emlurb, quando:

  • as edificações de uso não habitacional ou misto apresentarem área de construção superior a 10.000,00 m² (dez mil metros quadrados);
  • as edificações de uso habitacional forem construídas em terrenos com mais de 3 hectares ou apresentarem área de construção igual ou superior a 20.000 m²;
  • as edificações forem destinadas ao uso industrial;
  • as edificações forem destinadas ao uso hospitalar.

Para efeito de cálculo do volume de lixo a ser armazenado, considera-se o equivalente a 4,6 litros diários por habitante, observados os parâmetros a seguir indicados, em função dos usos a que se destinam as edificações e do número de habitantes considerado para efeito de cálculo.

I - Para o uso habitacional - 02 (dois) habitantes por dormitório.

II - Para o uso não habitacional - 01 habitante para cada 7 m² de área de construção.

III - Para o uso misto, o somatório do cálculo feito separadamente para cada uso e seus parâmetros respectivos. 

As lixeiras devem ser construídas em alvenaria, revestidas internamente com material liso, impermeável e resistente a lavagens, e dotadas de pontos de água, luz e ralo para drenagem, ligado ao sistema final de esgoto. 

 

Eco Estações 

 

 
A Prefeitura do Recife, a fim de melhorar a coleta dos resíduos na cidade e sua destinação adequada, lançou o projeto EcoRecife. O projeto engloba todas as políticas públicas e equipamentos de limpeza urbana que atuam na cidade, assim como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura, buscando aperfeiçoar a coleta domiciliar, incentivar o descarte correto do lixo reciclável e lançar o projeto das EcoEstações, que vem como um equipamento auxiliar de recebimento dos resíduos. 

As EcoEstações são pontos de recebimento de resíduos, cujo objetivo é oferecer uma alternativa à população para o descarte de móveis velhos, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais, com volume de até 1m3/dia. Resíduos hospitalares, lixo industrial e equipamentos eletroeletrônicos não são recebidos nas EcoEstações. Os resíduos podem ser entregues das 8:00h as 16:00h, de segunda a sábado, exceto em feriados. 

Para informações detalhadas sobre as 11 EcoEstações, clique aqui.